
Código de
CONDUTA & ÉTICA
1 - INTRODUÇÃO
OBJETIVO
Este código de Conduta e Ética visa evidenciar e a reforçar os valores éticos da CECM DOS FUNCIONÁRIOS DO GRUPO JAL Ltda. Sua identidade organizacional como Cooperativa de Crédito integrante do Sistema Financeiro Nacional e os princípios que orientam a condução de suas atividades.
Dada a sua vocação de cooperativa financeira, regida por lei específica, autorizada a funcionar e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil, as disposições deste Código estão ligadas a sua definição de cooperativa classificada pelo BACEN, como de “Capital e Empréstimo”, devendo operar nessa modalidade exclusivamente com o seu quadro social.
O Código alinha-se à missão, aos valores e à visão que definem a cooperativa e que estão elencados em seu estatuto social, devendo atuar dentro dos limites definidos pelas normas do Conselho Monetário Nacional e do BACEN.
DESTINATÁRIOS
Este Código deve ser observado pelos membros estatutários eleitos da diretoria e do Conselho Fiscal, Funcionários e Prestadores de Serviços.
Todos os destinatários elencados devem utilizar as disposições previstas neste código como referencial ético e de conduta a ser observado no seu relacionamento com a Cooperativa e na condução de suas atividades em qualquer localidade na área de atuação da cooperativa.
MISSÃO, VISÃO E VALORES
A missão da COPEJAL está definida nos objetivos contidos em seu estatuto social e que são:
Art. 2º A cooperativa tem por objeto social:
I. O desenvolvimento de programas de poupança, de uso adequado do crédito e de prestação de serviços, praticando todas as operações ativas, passivas e acessórias próprias de cooperativas de crédito;